sexta-feira, 12 de abril de 2013

Floresta Atântica

Floresta Atlântica
     É o tipo de floresta que ocorre na Serra do Mar. É grandiosa e heterogênea, de solo bem drenado e com grande fertilidade. Caracteriza-se por apresentar árvores de folhas largas, sempre verdes, de longa duração e com mecanismos adaptados para resistir tanto a períodos de calor extremo quanto aos de muita umidade, A vegetação apresenta altura média de15m, mas algumas árvores chegam a atingir até 40m. O grande número de cipós, bromélias, orquídeas e outras epífitas (plantas aéreas) que se hospedam nas imponentes árvores dão a esta floresta um caráter tipicamente tropical.

Palmiteiros
     Uma grande diversidade de espécies de plantas é encontrada neste ecossistema. Dentre elas destacam-se o palmiteiro, o coqueiro-jerivá e as figueiras. Diversas espécies de invertebrados, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são encontrados na Floresta Atlântica.
     A principal ameaça para este ecossistema é o desmatamento com a finalidade de transformar as áreas remanescentes em espaço para a agricultura, a pecuária, reflorestamentos e lotementos.

Figueiras
Fontes: Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade; imagens da Internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários