Localizada no norte de Santa Catarina, ligando os municípios de Joinville, Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho, a estrada foi construída por ordem do Governo Imperial, em 1858. O nome foi em homenagem a princesa Francisca Carolina Joana de Bragança, irmã de D Pedro II.
Na região havia sido estabelecida a Colônia Dona Francisca. Sendo constatada pelos conselheiros do Império a necessidade de um caminho que a ligasse a região do Rio Negro, iniciaram-se as obras. Estas, contribuiram para o transporte de mercadorias e para estender a colonização até áreas de terrenos férteis. Também foi um avanço em relação aos caminhos já existentes, tendo uma estrutura em que era possível o trânsito de carroças e carros de boi.Hoje, a estrada é um grande atrativo da região, apresentando vegetação exuberante, misturada as flores cultivadas nos jardins das casas que margeiam a via. Também pode-se admirar cachoeiras e pequenos córregos, cujas águas descem dos morros entre as pedras. A noite, a iluminação é especial. Há também um mirante, trilhas e muitas curvas fechadas em ângulos que vão além dos 180 graus, completando o desnível de 600 metros, em 11 Km de extensão.
A Serra, situada na área dos mananciais dos rios Cubatão e Piraí, foi decretada Área de Proteção Ambiental pelo município de Joinville em meados de 1997. É detentora de uma imensa biodiversidade característica da Mata Atlântica. Também não se pode deixar de falar do agradável clima do meio rural. O trajeto se destaca ainda pelas belas casas típicas, herança da colonização e pelos produtos artezanais.
No vídeo de slides abaixo você pode observar algumas das belezas da Serra Dona Francisca!
imagens deste post: arquivo pessoal e google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas dúvidas ou comentários