sábado, 20 de abril de 2013

Campos de Altitude





     No alto das serras, em geral acima de 900m, ocorrem formações conhecidas como Campos de Altitude. Na Serra do Mar da região norte de Santa Catarina, principalmente no município de Garuva, temos a ocorrência desse ecossistema.
     A camada do solo é rasa e pedregosa, de modo que somente plantas de pequeno porte conseguem se desenvolver, formando extensos campos naturais. Entre as montanhas a camada de solo é mais expessa e úmida, devido ao acúmulo da água das chuvas que escoa das partes mais altas, formando nascentes. neste local ocorrem áreas de florestas constituídas por árvores de grande porte, formando aFloresta de Galeria, que oferece condições para abrigar uma diversificada fauna de mamíferos e aves.
     Após as chuvas, a água escoa rapidamente para as partes mais baixas, devido ao solo pedregoso e de fácil drenagem. Como o ambiente é seco e os ventos são fortes e constantes, as plantas desenvolveram adaptações especiais. Uma destas adaptações é facilmente observada nos tubérculos, que armazenam água.
     As condições adversas proporcionam o surgimento de muitas espécies endêmicas (exclusivas) neste ecossistema, sobretudo na flora. É ipressionante a beleza e a variedade das flores encontradas,

Pepalanto e Líquen

de indescritível valor ornamental. Diversos tipos de líquens são encontrados sobre as rochas, além de bromélias, orquídeas, samambaias e outras espécies de plantas. O principal mecanismo de dispersão das sementes das plantas rasteiras nos Campos de Altitude é o vento, que é intenso e constante.
     Esse ecossistema é muito frágil, o solo é de fácil erosão. Ao remover a vegetação rasteira surgem grandes voçorocas (fendas), expondo as rochas. Uma simples abertura de estrada dá início a um processo de erosão incontrolável.
     Ainda hoje estes campos naturais vêm sendo utilizados para criação de gado, o que causa um enorme prejuízo para a sociedade ( destruição do patrimônio natural, das nascentes dos rios, afetando o abastecimento de água nas grandes cidades. outro grave problema é causado pelas queimadas criminosas para a substituição da vegetação nativa por pastagens e reflorestamento de pinus. Há ainda a prática da mineração de caulim, matéria prima da indústria de cerâmica, que causa danos irrevessíveis.

Mineração de Calium nos Campos de Altitude

Fontes: Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade; imagens da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários