quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mata Atlântica

    Olá. O Blog está iniciando uma série de dez postagens sobre a Mata Atlântica, que não pode mais ser considerada simplesmente como bem de consumo ou fonte geradora de riqueza. Há apenas 500 anos este ecossistema abrangia uma grandiosa área. Entretanto, ações humanas
reduriram-na a menos de 7% de sua extensâo original. Hoje iniciarei uma série de postagens sobre a Mata Atlântica, todas baseadas nos estudos e ensinamentos do Instituto Rã-Bugio (www.ra-bugio.org.br).
     A Mata Atlântida corresponde a uma estreita faixa de florestas ao longo da costa brasileira, estendendo-se do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Considerada  um dos mais importantes ecossistemas do planeta, ela protege e regula o fluxo dos mananciais hídricos que abastecem as principais metrópoles do país e centenas de cidades, controla o clima local e garante a fertilidade do solo. A fantástica beleza de suas paisagens representa um forte atrativo para o ecoturismo.

     Suas florestas possuem grande diversidade de espécies animais e vegetais, muitas delas existentes apenas neste ecossistema. Infelismente, encontram-se sob constante ameaça de extinção.

     A imensa área original está restrita a fragmentos remanescentes, e continua sendo destruída para dar lugar a plantios florestais exóticos, extração ilegal de palmito e caça ilegal de animais silvestres.
     O futuro da Mata Atlântica depende da preservação das áreas remanescentes, o que permitirá a manutenção da qualidade de vida de todos os seres vivos.
     Fontes: Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade;
     Imagens da Internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários