segunda-feira, 29 de abril de 2013

Restinga

     Próximo às dunas, fora do alcance do mar, desenvolve-se um ecossistema conhecido como Restinga. Seu relevo é plano e seus rios são lentos e tortuosos. suas
Parque Nacional da Restinga do Jurubatiba
águas apresentam característica única, como coloração avermelhada e pH ácido devido ao excesso de matéria orgânica em decomposição. Em determinada época do ano, em consequência das chuvas mais intensas e frequentes, a Restinga de interior fica inundada.
     Sua flora apresenta um gradativo crescimento. Próxomo à praia as espécies são mais baixas, e conforme se caminha para o interior, vão adquirindo um porte maior.
     A restinga é um ecossistema composto por vegetação mista em que podem ser encontradas árvores, arbustos, trepadeiras, epífitas, samambaias e muitas bromélias que se desenvolvem no chão, colonizando extensas áreas.

     A vegetação se caracteriza por folhas ásperas e resistentes, de caules duros e retorcidos e raízes com forte poder de absorção.  Devido à riqueza de matéria orgânica em decomposição, o solo da restinga, de cor escura, é chamado de turfa.
     A fauna da restinga apresenta grande diversidade de espéciaes, desde microorganismos até mamíferos de grande porte. Pode-se destacar a presença de uma espécie de fungo luminescentenencontrado somente neste tipo de ecossistema.


cogumelo luminescente
Anfíbios como a perereca-de capacate e o sapinho-da-restinga dependem exclusivamente deste habitat para sobreviver.




      Devido a fatores como exploração imobiliária, pecuária, agricultura,mineração (extração de areia para a indústria de vidro e construção civil) e reflorestamentos de pinus, este ecossistema vem sendodestruído a cada ano, tornando-se um
dos mais ameaçados.

Restinga de Interior
Fontes: Instituto Rã-Bugio para conservação da biodiversidade, imagens da Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários