sábado, 4 de maio de 2013

Manguezais

     


Ecossistema característico de regiões tropicais, constantemente exposto ao regime de marés, dominado por espécies que apresentam uma série de adaptaçõesàs condições deste ambiente. O litoral norte de Santa Catarina, sobretudo a baía da Babitonga, em Joinville e Araquari, é rico em manguezais. Áreas com mangues também ocorrem na foz do Rio Itapocu. A vegetação protege a zona costeira das perturbações atmosféricas e fixa a terra impedindo o processo de erosão. As raízes dos mangues funcionam como filtros na retenção de sedimentos.

       Os manguezais são conhecidos como berçários, pois há uma série de organismos que se reproduzem nestes locais. Ali também são criados os filhotes, como no caso de camarões e de algumas espécies de peixes e aves. Ao contrário das outras florestas, nos manguezais não há riqueza de especies, porém há abundância de populações que nelas vivem.
     Entre as espécies da fauna nativa que habitam os manguezais destacam-se: caranguejos, ostras, cracas, mexilhões, camarões, peixes, aves comedoras de peixes, invertebrados marinhos. Entre os mamíferos detacam-se o mão-pelada e o quati.

caranguejo, tocas de caranguejos, mexilhões e mão-pelada
     Os manguezais vêm sendo degradados diariamente pela ação e ocupação do homem, através do despejo de esgotos, industriais e agrícolas, bem como pela construção de rodovias e a exploração imobiliária.

Fontes: Instituto Rã-Bugio para a conservação da biodiversidade, imagens da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários