sábado, 19 de abril de 2014

E as Sobrancelhas, Como Vão?

     É isso mesmo. De que adianta estar com as madeixas em dia, se as sobrancelhas estão mal cuidadas? Afinal elas são as maiores responsáveis pela expressão facial, e quando bem feitas destacam o olhar. As sobrancelhas podem ajudar a afinar o rosto, diminuir visualmente o tamanho do nariz e/ou da testa, levantar a pálpebra. Olhem só na ilustração abaixo o que essas danadinhas são capazes de "falar" sobre nós:

     Isso nos faz perceber que a maneira como fazemos as sobrancelhas pode passar impressões das mais variadas a respeito de quem somos. Por isso, existe um padrão que serve como base, e a partir dele, desenhamos as sobrancelhas, mas sem fugir do desenho natural, para que não fiquem artificiais nem tirem a expressão do olhar. Com uma régua ou o lápis nas mãos, faremos o seguinte:


- Trace linhas imaginárias no rosto conforme a imagem acima (retas A, B, C e D) e estabeleça até onde a sobrancelha deve ir (pontos 1, 2 e 3). Com o lápis, marque os locais que serão as bases para iniciar o trabalho:

- Ponto 1 - início da sobrancelha.

- Ponto dois - parte mais alta da sobrancelha.

- Ponto 3 - final da sobrancelha. Logo após a pupila, a sobrancelha começa a arcar.

- A partir desses pontos, comece a tirar o excesso de pelos com uma pinça (partindo do ponto 1), puxando sempre na direção em que eles crescem, e rente à pele,  assim dói menos e não machuca.

-Tire apenas o excesso mesmo, respeitando a espessura natural. Sobrancelhas fininhas deixam a pessoa parecendo bonecas de cera.

     Dicas para observar conforme suas características pessoais:

1 - Olhos muito próximos do nariz: manter sobrancelhas mais distantes.

2 - Olhos separados: sobrancelhas devem ficar mais fechadas.

3 - Olhos caídos: diminuir o comprimento e elevar os cantos.

4 - Olhos grandes: deixa-las mais grossas e levemente arqueadas. 

5 - Olhos Pequenos: elevar levemente os cantos.

6 - Cicatrizes ou falhas: Inicie sempre pelo lado onde há o problema, e observando o resultado final, preencha os espaços com o lápis, se for necessário.

7 - Rosto largo: A linha "B" deve ficar passar pelo centro da íris, e não no final (na pupila).

    Parece complicado no início, mas em pouco tempo você estará fazendo sem precisar nem marcar com o lápis!

     Ironia do destino: Não posso fazer as minhas sobrancelhas sozinha. Com o óculos, é impossível tirá-las. Sem ele, não enxergo os detalhes e o resultado é medonho. Ainda bem que existe a Sol, lá do Vilson Cabeleireiros, que as deixa maravilhosas!

     Agora sai da frente do PC e vai fazer suas sobrancelhas para que fiquem tão lindas quanto seus cabelos! Fui.
   

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Hidratação Caseira de Emergência

     Ops! Às vezes as coisas são engraçadas:  Você acorda apressada e prende o cabelo de qualquer jeito para lavar uma roupitcha, e  ele fica lindo. Mas se você tem um compromisso e está sem tempo ou grana para ir ao salão... pronto! O cabelo está parecendo Bombril usado.

     Não se preocupe, para essas emergências femininas existe uma hidratação relâmpago que dá um brilho maravilhoso aos seus cachos, e até realça a cor. Mas não esqueça:  Ela não substitui a hidratação mensal feita por um profissional. No meu caso, a Simone, lá do Vilson Cabeleireiros, dá um "trato" legal nos meus cabelos uma vez por mês.O efeito de receitinha que vou passar é de curta duração , embora dê uma nutrida legal nos fios.
     Você vai precisar de três colheres generosas (de sopa) de maizena, uma xícara de leite e creme para os cabelos. Qualquer um, se não tiver creme, aumente a quantidade de maisena, mas proteja os ombros com uma toalha, porque vai escorrer. Quando passei por essa emergência, usei o Kanechom Ceramidas.

     Siga o passo a passo:

1 - Em um recipiente, coloque a maizena e o leite. Misture bastante.

2 - Vá completando aos poucos com o creme, até a mistura ganhar certa consistência.

3 - Inicie a aplicação pelas pontas, ou por onde os cabelos estiverem mais danificados, e vá enluvando os fios.

4 - Se achar necessário passe um pente de dentes largos, mas seja rápida, pois a mistura endurece rapidamente.

5 - Deixe os cabelos soltos, e aguarde 15 minutos.

6 - Enxague abundantemente, aplicando um pouco de condicionador somente nas pontas.

7 - Seque só um pouco, sem torcer, aplique um pouquinho de creme para pentear e penteie apenas com os dedos. O resultado será uma cabeleira com muito brilho e cachos soltos, porém definidos.
olha eu aí, nas versões loira e morena.
     Como já disse antes, não é uma hidratação duradoura, mas é útil quando os cachos estão de mau homor, e você, sem alternativas. Fui!

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Relaxe com a Automassagem

     Olá queridas!É sempre muito bom cuidar do corpo. Melhor ainda quando esses cuidados beneficiam também a mente. Afinal, não adianta se preocupar com o cabelo, a aparência, a casa, o trabalho, a família... se não estiver de bem com você mesma.

     Então hoje vou dar para vocês umas dicas simples de automassagem relaxante, para que o corre-corre diário não se torne muito estressante, e você continue sempre linda por dentro e por fora. É fácil, olha só:

-Cabeça: Coloque os polegares na base da cabeça, bem onde começa o pescoço. Apoie os outros dedos também no crânio. Pressione-os polegares fazendo movimentos circulares. Aperte também os dedos com movimentos circularesno meio da testa, laterais da cabeça e nuca. Isso ajuda a aliviar dores de cabeça.


-Braços: Alivie a ansiedade esfregando os punhos com o dedão realizando movimentos circulares.


-Mãos e Coluna: Alongue-se com as palmas das mãos para fora e para dentro. Pressione a ponta do dedo mínimo para aliviar as tensões.
    

-Abdômen: Com as palmas das mãos, faça movimentos circulares em sentido horário.


-Pernas: Massageie com movimentos circulares a região da coxa e panturrilha.



- Pés: Faça pressões com os polegares na sola do pé. Massagear o peito do pé com a lateral do dedo indicador, ajuda a aliviar cólicas menstruais. Pressione a ponta dos dedos, alongue-os para frente e para trás. Faça movimento de gancho com o indicador e o polegar no tornozelo, finalize girando-o.



    Por hoje é isso, meninas! E não esqueçam: além da auto massagem, quando puder faça sessões de massagem também. Seu bem estar agradece. Fui!

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lavando os Cabelos sem Culpa

     Minhas queridas, bom dia, boa tarde, boa noite! Certamente assim como eu, vocês ouvem desde sempre que não é bom lavar os cabelos diariamente. Mas, digo a vocês, isso é um mito. Pode até ressecar um pouco (ou ficar mais oleoso), dependendo de como a lavagem é feita porém, o que faz mal mesmo, é dormir com os cabelos molhados. Aí sim, a raiz ficará comprometida, podendo levar à queda. Isso sem falar que os fios amanhecem horríveis, quebrados, sem brilho e sem forma definida, estilo bruxa.

     E se tem algo do qual eu não abro mão, é de lavar os cabelos todos os dias. Talvez por costume, por vaidade ou higiene mesmo, não sei entrar no chuveiro sem molhar os cachos. No entanto, com o passar do tempo fui desenvolvendo uma forma de lavá-los sem correr o risco de danifica-los. Isso sem contar que depois que descobri a linha Hidra Cachos da Garnier Fructis, há um bom tempo atrás, meus cachos nunca mais foram os mesmos, isso sem contar que os preços são super populares. Esta linha é excelente para a manutenção diária. Os produtos não recuperam cabelos danificados, mas os mantém bonitos e saudáveis quando em bom estado. Vamos então à parte prática: como lavo meus cabelos?
    
 Passo a passo:

1 - Encharque bem os cabelos;

2 - Coloque na palma da mão uma quantia relativamente pequena de shampoo e misture um pouquinho de água, mexendo a "poção mágica" com o dedo.


3 - Espalhe o shampoo pela cabeça, massageando bastante, com as pontas dos dedos, o couro cabeludo. Depois espalhe o shampoo suavemente pelos fios e enxágue. Se necessário, repita a operação.

     4 - Agora é a vez do condicionador, a quantidade pode ser um pouco maior que a do shampoo. Também misture com um pouquinho de água, friccione levemente entre as mãos e espalhe pelos cabelos com vontade, das pontas em direção a raiz, desembaraçando com os dedos.

     5 - Enxágue abundantemente, dando uma atenção especial às pontas, pois é para lá que o produto escorre, e quanto mais resíduos nas pontas, mais ficarão ressecadas, quebradiças e até duplas.


     6 - Seque sem torcer ou amarrotar os fios. Não esfregue a toalha, apenas pressione-a levemente sobre os cabelos. tire apenas o excesso de água.
     
7 - Espalhe um pouco de creme para pentear nas mãos, e inicie a aplicação pelas pontas, e vá subindo até próximo da raiz, amasse. Agora vá desembaraçando com os dedos e depois dando uma leve amassada, um toque final. Não esqueça que a parte mais perto da nuca é mais fina e embaraçada, necessitando ser "penteada" com os dedos com muito cuidado.

     8 - Se ainda estiver embaraçado, passe levemente o pente jacaré, e se houver muito frizz, o pente de madeira. Não passe muito creme, para os cabelos não ficarem duros. Finalize ajeitando com os dedos a seu gosto, deixe secar naturalmente e seja feliz!

     Há... e o meu segredinho para não ressecar? Fácil! É apenas  utilizar o shampoo em dias alternados, isto é, num dia eu sigo o passo a passo ao pé da letra, e no outro eu faço a mesma coisa, mas sem o shampoo: massageio o couro cabeludo, faço a limpeza dos fios como se ele estivesse lá, mas não está, uso apenas o condicionador. Mas não se esqueça: um dia com shampoo, um dia sem shampo... Vai ficar uma beleza!
     Se seus cabelos não forem cacheados, utilize shampoo, condicionador e creme da sua preferência. Este método não é indicado para cabelos oleosos.