terça-feira, 29 de março de 2011

Serra dos Martírios

     A Serra dos Martírios, também chamada de Serra das Andorinhas, localiza-se no município de São Geraldo do Araguaia, sul do estado do Pará (Brasil).
     Quando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, penetrou os desconhecidos sertões, em1682, não poderia imaginar que estava dando origem a Lenda dos Martírios, devido a configuração de relevo local e as pinturas rupestres que para os desbravadores lembravam os objetos do martírio de Cristo (cruz, coroa, lança, galo...). Antiga moradia de povos que deixaram seus registros nas famosas pinturas e em cerâmicas, o local não foi mais localizado por dezenas e dezenas de anos. Somente no século XX conseguiu-se, de novo, identificar a região dos Martírios, que ficou famosa na história recente por ser cenário de despejo de corpos de participantes da Guerrilha do Araguaia, ali  enterrados ou cremados por agentes das forças armadas da ditadura militar brasileira (1973 a 1975).
     Tombada em 1989, passou a ser denominada Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia.
     Possui uma área de 60 mil hectares e engloba oito ecossistemas, 106 sítios arqueológicos, 5677 gravuras e pinturas rupestres catalogadas, cacernas, grutas e cachoeiras. 580 espécies de animais vertebrados, dos quais 26 estão em extinção, como a onça pintada, o gavião real, o tamanduá bandeira e o tatu canastra. possue também diversas espécies vegetais e plantas medicinais. um tesouro natural - histórico. Se tiver vontade de saber sobre a lenda, confira no livro "O Mistério dos Morros Dourados" de Francisco Marins, uma excelente aventura épica que remonta o tempo das bandeiras pelo interior do país. Veja mais imagens no vídeo.                         imagens dese post: google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários