quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

PROJETO OFICINA DE EXPRESSÃO MUSICAL

OFICINA DE EXPRESSÃO MUSICAL - CERJ – JARDIM PARAÍSO - JOINVILLE SC EDUCADORA: JULIE CHRISTIE CAGLIONI. APRESENTAÇÃO: Podemos dizer que música é uma forma de arte. Mas, o que é arte? Apesar de tantas discussões e debates sobre o assunto, ninguém ainda foi capaz de achar uma definição justa. Se nos basearmos no dicionário, podemos dizer que arte é a capacidade que o homem tem de, dominando uma matéria, por em prática uma idéia. Podemos concluir então que música é a arte na qual a harmonia de sons é a matéria dominada. Ou, mais claramente, música é a arte de combinar agradavelmente os sons, uma forma de linguagem universal, pela qual se manifesta idéias, notícias, costumes e sentimentos. Está comprovado, através de inúmeros estudos, que a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro. A musicalização vem ao encontro das aptidões naturais que todo indivíduo traz consigo ao nascer: instinto, audição, sensorialidade, ritmo, emotividade, inteligência ordenadora e criadora. Musicalizar é educar pela música, proporcionando o desenvolvimento da aptidão criativa e lúdica. Toda pessoa nasce com um potencial, e tem direito a desenvolvê-lo, porém, no mundo atual, as pessoas encontram tudo pronto e artificial, por isso, é importante estimular sempre a ação criadora, própria do ser humano, como resultado de uma ação cognitiva, ou seja, aquisição de algum conhecimento. A música deve ser um dos meios para se alcançar esta ação, que junto às ações socioeducativas, exercem influência sobre a vida de nossos educandos, contribuindo para a construção de sua personalidade. Sendo uma amante da música, entendendo-a como uma forma de arte e cultura que desperta a nossa imaginação tanto quanto um livro e acreditando na força que a música pode ter no desenvolvimento racional, emocional, social e familiar de nossos adolescentes, decidi por em obra este projeto, mas não tinha encontrado ainda um nome adequado. Foi então, que trocando idéias com as colegas do Cerj, a educadora Danieli Lessak Maia sugeriu que fosse “Expressão Musical”. A idéia foi acolhida, e assim se fez, pois educando pela música posso me aproximar mais de meus educandos, possibilitando-lhes a descoberta de um mundo onde as emoções adolescentes, sempre à flor da pele, podem ser expostas de uma forma sensível e construtiva. Para que isto aconteça, preciso considerar a música como um meio de cultura humana, que pode nos auxiliar constantemente a trabalhar conhecimentos, valores, atitudes e habilidades, tendo como alicerce os quatro pilares da educação: - Aprender a ser (competência pessoal); - aprender a conviver (competência relacional); - aprender a fazer (competência produtiva); - aprender a conhecer (competência cognitiva). JUSTIFICATIVA: Após muita observação, passei a acreditar que a adolescência se caracteriza pela ação, mas que nem sempre os adolescentes conseguem analisar e questionar seus comportamentos, seus relacionamentos com os outros e com o sistema, nem compreender seus sonhos e mitos. Ao pensar uma idéia e expressá-la verbalmente, o indivíduo se encontra num processo de representação. A expressão musical proporciona a vivência de sua linguagem com a descoberta e compreensão dos aspectos significativos de suas vidas. Além de ser um meio eficaz no desenvolvimento de raciocínio criativo e lúdico, a música também vem atuar no que se refere ao campo lógico. As porções cerebrais responsáveis pela música e pela matemática estão próximas, no setor esquerdo do cérebro, o que oferece uma percepção espacial e matemática apurada. Com o progresso da ciência psicológica e dos novos conceitos sobre educação, evidenciou-se o grande papel que as artes desempenham na formação da personalidade dos indivíduos e em seu amadurecimento emocional. Pela experiência de alguns anos como professora, percebi a importância da utilização da música como instrumento de trabalho na educação. Hoje, posso afirmar que esta forma de manifestação colabora de forma considerável na construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual das pessoas. Uma das funções mais legítimas e reconhecidas da música é divertir, proporcionar prazer, podendo também servir como um dos caminhos para o desenvolvimento das competências básicas da educação: competência pessoal, relacional, produtiva e cognitiva. A música não é apenas uma forma de manifestação cultural, e também manifestação política, amorosa, emocional e muito mais. A principal condição para que as pessoas desenvolvam o espírito de grupo, é que cada um tenha um compromisso consigo próprio enquanto ser em relação com o mundo. Dentro dessa condição, nada melhor que a música, em especial o canto, para desempenhar esse papel, porque cada um terá o seu lugar e sua vez, tendo que respeitar esta condição também no outro, compartilhando, muitas vezes, os mesmos papéis. Dessa forma, com a mediação do educador, construirão a própria disciplina, solidariedade, sentimentos de respeito, paciência e amizade. OBJETIVO GERAL: Educar pela música, contribuindo na formação e desenvolvimento da personalidade do indivíduo, pela ampliação da cultura, pelo enriquecimento da inteligência e pela vibração da sensibilidade musical. Concretizando-se isso, o educando deverá reconhecer a música como uma combinação harmoniosa de sons e como uma forma de linguagem universal, que tem a capacidade de expressar idéias. A partir daí, desenvolver a capacidade de expressão musical através de canções, melodias, ritmos, estilos musicais, estudos teóricos e práticos. Proporcionar experiências de aprendizagem ativas, expressivas e diferenciadas através da música, melhorando assim a capacidade de comunicação, expressão e o auto conhecimento. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Definir música como a arte de combinar harmoniosamente os sons; Reconhecer a música como uma forma de linguagem universal; Obter conhecimentos básicos sobre origem e história da música no planeta; Identificar principais nomes da música do passado e da atualidade; Reconhecer as funções de representação, de expressão e de apelo da voz; Compreender o processo de produção da voz; Conscientizar-se da importância de cuidar da voz, não apenas para cantar, mas para termos uma vida mais saudável; Conhecer classificação vocal, identificando a própria; Melhorar a qualidade vocal e respiratória através de aquecimentos e exercícios; Perceber as propriedades do som: altura, duração, intensidade, timbre; Entoar canções populares com ritmo, harmonia e melodia; Traduzir simbolicamente realidades interiores, emocionais e sociais por meio da música; Discutir características expressivas e a intencionalidade de compositores e intérpretes em atividades de apreciação musical; Compreender a continuidade existente em um pout pourri; Criar letras de músicas, melodias e paródias; Diferenciar tradução de versão; Analisar e compreender o efeito catastrófico das drogas na vida de personalidades do mundo da música e em nosso meio; Explicitar reações sensoriais e emocionais em atividades de apreciação e associar essas reações a aspectos da obra apreciada; Perceber a influência das trilhas e efeitos sonoros nas emoções presentes em cenas de cinema e teledramaturgia; Diferenciar vídeos musicais de outros tipos de vídeo; Desenvolver capacidades de concentração, percepção, cooperação, espírito de grupo, desinibição, disciplina e solidariedade; Promover a própria inclusão social, participando de eventos no bairro e de visitas culturais a diversos estabelecimentos do município; Explorar criatividade e imaginação; Promover uma atitude de apreciação musical crítica. Integração com a Oficina de Contação de Histórias; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Definições de música; História da música e da notação musical; Música erudita: medieval, renascentista, barroca, clássica, romântica e moderna; Música popular; Grandes nomes da música; A voz: funções de representação, de expressão e de apelo; Como se produz a voz; Cuidados com a voz: fumo, álcool, drogas, hábitos vocais, ar condicionado, clima, alimentação e vestuário; Aquecimento corporal, vocal e respiratório, exercícios para o controle da respiração, articulação de vogais e consoantes e ressonância; Classificação vocal; Propriedades do som: altura, duração, intensidade, timbre; Ritmo, harmonia e melodia; Acorde; Elementos da linguagem musical; Entoação de canções populares e estudo de texto e contexto das letras dessas canções; A influência da música na vida das pessoas e vice-versa; Sensações transmitidas pela música; A música como forma de relaxamento; Pout pourri; Versões e traduções musicais; Paródias e composições musicais; O problema das drogas no meio musical; Apreciação e análise de obras musicai; Trilhas sonoras: influência e importância no cinema e teledramaturgia; Efeitos sonoros; Vídeos musicais; Participação em desfile cívico; Passeios de inclusão cultural; Formação de um coro jovem. ATIVIDADES: Confeccionar cartazes explicativos referentes aos conteúdos estudados; Cartazes sobre H1N1 Pesquisar em livros, revistas e internet assuntos relacionados a temas do conteúdo, e desenvolver trabalhos variados em equipe ou individualmente; Apreciação, análise e realização de trabalhos sobre obras musicais, vídeos musicais e filmes relacionados aos assuntos apresentados; Exercícios de aquecimento corporal e vocal; Exercícios para o controle da respiração; Exercícios para articulação das vogais e consoantes, utilizando trava-língua e parlendas; Exercícios de ressonância; Interpretação de canções populares; Criação de textos informativos; Após um período de silêncio, citar exemplos de propriedades sonoras encontrados no meio ambiente; criar um vídeo, uma história, envolvendo os sons ouvidos, internos e exdternos. Procurar em revistas gravuras que representem sons agudos e graves, em seguida organizar um pequeno painel explicativo; Jogo da memória musical; Jogo do não erre a letra; Jogo do relógio musical; Criar histórias sonoras utilizando efeitos sonoros criativos, como nos antigos programas de rádio, musicais com fantoches, em atividade conjunta com a Oficina de Contação de Histórias; Dar e pedir exemplos de sons que os educandos considerem curtos ou longos; Após apreciação e interpretação de clipes musicais, escolher uma música e criar um clipe musical em cima do conteúdo da mesma; Ouvir depoimentos de músicos que tiveram problemas com drogas, lícitas ou ilícitas, e realizar um debate sobre causas, conseqüências e maneiras de evitar que esse tipo de coisa aconteça conosco; Criar obras de arte (pinturas, esculturas, colagens, montagens) ouvindo estilos e ritmos variados de música. Analisar e comentar os resultados; Mural da canção “A Banda” Ouvir, cantar e fazer pout pourri; Pesquisar traduções e versões de músicas estrangeiras; Fazer a versão de uma música, escolha livre; Após ouvir e cantar algumas paródias como exemplo, criar as próprias paródias, tendo como tema os vídeos assistidos sobre higiene pessoal; Ao assistir cenas de cinema e televisão, modificar a trilha sonora, para verificar se o tipo de emoção que estas cenas transmitem também é modificado; Participar dos ensaios do coral. Passeio a eventos culturais do município; Ouvir músicas de diferentes ritmos, escrever as sensações transmitidas em cada uma e trocar a experiência com a turma; Utilização de expressões faciais e corporais simultânea à prática vocal ou execução de músicas; Jogos com mímica e títulos de músicas; Descobrir qual a música da mímica. Cantar o trecho de uma música para o próximo continuar, e assim por diante; Gravar em áudio e vídeo apresentações do coro e de atividades realizadas durante o ano. Realizar avaliação em grupo das atividades realizadas; ABRANGÊNCIA/PÚBLICO ALVO: O Projeto Oficina de Expressão Musical atenderá adolescentes e pré-adolescentes entre 11 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estes adolescentes deverão estar inscritos no Programa de Proteção Básica à Criança e ao Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Joinville. Serão atendidos no Centro de Educação e Recreação Juvenil (CERJ), unidade Jardim Paraíso. Os educandos serão divididos em quatro turmas, tendo duas oficinas semanais de uma hora e quarenta e cinco minutos cada. O projeto será executado pela educadora Julie Christie Caglioni, de fevereiro de 2009 a dezembro de 2010. REFERÊNCIAS: COSTA, A. C. Gomes da. A Educação no Paradigma do desenvolvimento humano. Modus Faciendi, Desenvolvimento Social e Ação Educativa. Apostila, Joinville, 2005. DELORS, Jaques. Org. Educação: um tesouro a descobrir. Edições ASA, Porto Alegre, 2003. MACÁRIO, Nadyege. Musicalizar. Louvor, Rio de Janeiro, 2001. CARVALHO, Mônica C. de. Pré-Escola da Música: musicalização infantil. Conservatório de Música Belas Artes. Apostila, Joinville, 2002. www.belasartes.joi.com.br www.tesourocultural_arteblog.com.br BECKERT, Geny. BRITTO, Letícia da S., DAVIES, Maura F. F. Educação para o desenvolvimento humano. Coordenação de Área de Proteção Básica a Criança e ao Adolescente. Apostila, Joinville, 2005. Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: artes. Brasília: MEC/SEF, 1997. www.studiomel.com.br www.musicaeadoraçao.com.br www.wikipedia.com.br www.arteesociedade.com www.jazzaonorte.com ANEXO A música supera preconceitos... Une as pessoas... Recarrega as energias... Estimula a concentração... Nos deixa mais solidários... Disciplinados... Afetivos... Tranquilos... Participativos... Espertos... E principalmente... FELIZES!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas dúvidas ou comentários