quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
PROJETO OFICINA DE EXPRESSÃO MUSICAL
OFICINA DE
EXPRESSÃO MUSICAL -
CERJ – JARDIM PARAÍSO -
JOINVILLE SC
EDUCADORA: JULIE CHRISTIE CAGLIONI.
APRESENTAÇÃO:
Podemos dizer que música é uma forma de arte. Mas, o que é arte? Apesar de tantas discussões e debates sobre o assunto, ninguém ainda foi capaz de achar uma definição justa. Se nos basearmos no dicionário, podemos dizer que arte é a capacidade que o homem tem de, dominando uma matéria, por em prática uma idéia. Podemos concluir então que música é a arte na qual a harmonia de sons é a matéria dominada. Ou, mais claramente, música é a arte de combinar agradavelmente os sons, uma forma de linguagem universal, pela qual se manifesta idéias, notícias, costumes e sentimentos.
Está comprovado, através de inúmeros estudos, que a música é um dos estímulos mais potentes para ativar os circuitos do cérebro. A musicalização vem ao encontro das aptidões naturais que todo indivíduo traz consigo ao nascer: instinto, audição, sensorialidade, ritmo, emotividade, inteligência ordenadora e criadora. Musicalizar é educar pela música, proporcionando o desenvolvimento da aptidão criativa e lúdica. Toda pessoa nasce com um potencial, e tem direito a desenvolvê-lo, porém, no mundo atual, as pessoas encontram tudo pronto e artificial, por isso, é importante estimular sempre a ação criadora, própria do ser humano, como resultado de uma ação cognitiva, ou seja, aquisição de algum conhecimento. A música deve ser um dos meios para se alcançar esta ação, que junto às ações socioeducativas, exercem influência sobre a vida de nossos educandos, contribuindo para a construção de sua personalidade.
Sendo uma amante da música, entendendo-a como uma forma de arte e cultura que desperta a nossa imaginação tanto quanto um livro e acreditando na força que a música pode ter no desenvolvimento racional, emocional, social e familiar de nossos adolescentes, decidi por em obra este projeto, mas não tinha encontrado ainda um nome adequado. Foi então, que trocando idéias com as colegas do Cerj, a educadora Danieli Lessak Maia sugeriu que fosse “Expressão Musical”. A idéia foi acolhida, e assim se fez, pois educando pela música posso me aproximar mais de meus educandos, possibilitando-lhes a descoberta de um mundo onde as emoções adolescentes, sempre à flor da pele, podem ser expostas de uma forma sensível e construtiva.
Para que isto aconteça, preciso considerar a música como um meio de cultura humana, que pode nos auxiliar constantemente a trabalhar conhecimentos, valores, atitudes e habilidades, tendo como alicerce os quatro pilares da educação:
- Aprender a ser (competência pessoal);
- aprender a conviver (competência relacional);
- aprender a fazer (competência produtiva);
- aprender a conhecer (competência cognitiva).
JUSTIFICATIVA:
Após muita observação, passei a acreditar que a adolescência se caracteriza pela ação, mas que nem sempre os adolescentes conseguem analisar e questionar seus comportamentos, seus relacionamentos com os outros e com o sistema, nem compreender seus sonhos e mitos. Ao pensar uma idéia e expressá-la verbalmente, o indivíduo se encontra num processo de representação. A expressão musical proporciona a vivência de sua linguagem com a descoberta e compreensão dos aspectos significativos de suas vidas.
Além de ser um meio eficaz no desenvolvimento de raciocínio criativo e lúdico, a música também vem atuar no que se refere ao campo lógico. As porções cerebrais responsáveis pela música e pela matemática estão próximas, no setor esquerdo do cérebro, o que oferece uma percepção espacial e matemática apurada.
Com o progresso da ciência psicológica e dos novos conceitos sobre educação, evidenciou-se o grande papel que as artes desempenham na formação da personalidade dos indivíduos e em seu amadurecimento emocional. Pela experiência de alguns anos como professora, percebi a importância da utilização da música como instrumento de trabalho na educação. Hoje, posso afirmar que esta forma de manifestação colabora de forma considerável na construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual das pessoas.
Uma das funções mais legítimas e reconhecidas da música é divertir, proporcionar prazer, podendo também servir como um dos caminhos para o desenvolvimento das competências básicas da educação: competência pessoal, relacional, produtiva e cognitiva. A música não é apenas uma forma de manifestação cultural, e também manifestação política, amorosa, emocional e muito mais.
A principal condição para que as pessoas desenvolvam o espírito de grupo, é que cada um tenha um compromisso consigo próprio enquanto ser em relação com o mundo. Dentro dessa condição, nada melhor que a música, em especial o canto, para desempenhar esse papel, porque cada um terá o seu lugar e sua vez, tendo que respeitar esta condição também no outro, compartilhando, muitas vezes, os mesmos papéis. Dessa forma, com a mediação do educador, construirão a própria disciplina, solidariedade, sentimentos de respeito, paciência e amizade.
OBJETIVO GERAL:
Educar pela música, contribuindo na formação e desenvolvimento da personalidade do indivíduo, pela ampliação da cultura, pelo enriquecimento da inteligência e pela vibração da sensibilidade musical. Concretizando-se isso, o educando deverá reconhecer a música como uma combinação harmoniosa de sons e como uma forma de linguagem universal, que tem a capacidade de expressar idéias. A partir daí, desenvolver a capacidade de expressão musical através de canções, melodias, ritmos, estilos musicais, estudos teóricos e práticos.
Proporcionar experiências de aprendizagem ativas, expressivas e diferenciadas através da música, melhorando assim a capacidade de comunicação, expressão e o auto conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Definir música como a arte de combinar harmoniosamente os sons;
Reconhecer a música como uma forma de linguagem universal;
Obter conhecimentos básicos sobre origem e história da música no planeta;
Identificar principais nomes da música do passado e da atualidade;
Reconhecer as funções de representação, de expressão e de apelo da voz;
Compreender o processo de produção da voz;
Conscientizar-se da importância de cuidar da voz, não apenas para cantar, mas para termos uma vida mais saudável;
Conhecer classificação vocal, identificando a própria;
Melhorar a qualidade vocal e respiratória através de aquecimentos e exercícios;
Perceber as propriedades do som: altura, duração, intensidade, timbre;
Entoar canções populares com ritmo, harmonia e melodia;
Traduzir simbolicamente realidades interiores, emocionais e sociais por meio da música;
Discutir características expressivas e a intencionalidade de compositores e intérpretes em atividades de apreciação musical;
Compreender a continuidade existente em um pout pourri;
Criar letras de músicas, melodias e paródias;
Diferenciar tradução de versão;
Analisar e compreender o efeito catastrófico das drogas na vida de personalidades do mundo da música e em nosso meio;
Explicitar reações sensoriais e emocionais em atividades de apreciação e associar essas reações a aspectos da obra apreciada;
Perceber a influência das trilhas e efeitos sonoros nas emoções presentes em cenas de cinema e teledramaturgia;
Diferenciar vídeos musicais de outros tipos de vídeo;
Desenvolver capacidades de concentração, percepção, cooperação, espírito de grupo, desinibição, disciplina e solidariedade;
Promover a própria inclusão social, participando de eventos no bairro e de visitas culturais a diversos estabelecimentos do município;
Explorar criatividade e imaginação;
Promover uma atitude de apreciação musical crítica.
Integração com a Oficina de Contação de Histórias;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Definições de música;
História da música e da notação musical;
Música erudita: medieval, renascentista, barroca, clássica, romântica e moderna;
Música popular;
Grandes nomes da música;
A voz: funções de representação, de expressão e de apelo;
Como se produz a voz;
Cuidados com a voz: fumo, álcool, drogas, hábitos vocais, ar condicionado, clima, alimentação e vestuário;
Aquecimento corporal, vocal e respiratório, exercícios para o controle da respiração, articulação de vogais e consoantes e ressonância;
Classificação vocal;
Propriedades do som: altura, duração, intensidade, timbre;
Ritmo, harmonia e melodia;
Acorde;
Elementos da linguagem musical;
Entoação de canções populares e estudo de texto e contexto das letras dessas canções;
A influência da música na vida das pessoas e vice-versa;
Sensações transmitidas pela música;
A música como forma de relaxamento;
Pout pourri;
Versões e traduções musicais;
Paródias e composições musicais;
O problema das drogas no meio musical;
Apreciação e análise de obras musicai;
Trilhas sonoras: influência e importância no cinema e teledramaturgia;
Efeitos sonoros;
Vídeos musicais;
Participação em desfile cívico;
Passeios de inclusão cultural;
Formação de um coro jovem.
ATIVIDADES:
Confeccionar cartazes explicativos referentes aos conteúdos estudados;
Cartazes sobre H1N1
Pesquisar em livros, revistas e internet assuntos relacionados a temas do conteúdo, e desenvolver trabalhos variados em equipe ou individualmente;
Apreciação, análise e realização de trabalhos sobre obras musicais, vídeos musicais e filmes relacionados aos assuntos apresentados;
Exercícios de aquecimento corporal e vocal;
Exercícios para o controle da respiração;
Exercícios para articulação das vogais e consoantes, utilizando trava-língua e parlendas;
Exercícios de ressonância;
Interpretação de canções populares;
Criação de textos informativos;
Após um período de silêncio, citar exemplos de propriedades sonoras encontrados no meio ambiente; criar um vídeo, uma história, envolvendo os sons ouvidos, internos e exdternos.
Procurar em revistas gravuras que representem sons agudos e graves, em seguida organizar um pequeno painel explicativo;
Jogo da memória musical;
Jogo do não erre a letra;
Jogo do relógio musical;
Criar histórias sonoras utilizando efeitos sonoros criativos, como nos antigos programas de rádio, musicais com fantoches, em atividade conjunta com a Oficina de Contação de Histórias;
Dar e pedir exemplos de sons que os educandos considerem curtos ou longos;
Após apreciação e interpretação de clipes musicais, escolher uma música e criar um clipe musical em cima do conteúdo da mesma;
Ouvir depoimentos de músicos que tiveram problemas com drogas, lícitas ou ilícitas, e realizar um debate sobre causas, conseqüências e maneiras de evitar que esse tipo de coisa aconteça conosco;
Criar obras de arte (pinturas, esculturas, colagens, montagens) ouvindo estilos e ritmos variados de música. Analisar e comentar os resultados;
Mural da canção “A Banda”
Ouvir, cantar e fazer pout pourri;
Pesquisar traduções e versões de músicas estrangeiras;
Fazer a versão de uma música, escolha livre;
Após ouvir e cantar algumas paródias como exemplo, criar as próprias paródias, tendo como tema os vídeos assistidos sobre higiene pessoal;
Ao assistir cenas de cinema e televisão, modificar a trilha sonora, para verificar se o tipo de emoção que estas cenas transmitem também é modificado;
Participar dos ensaios do coral.
Passeio a eventos culturais do município;
Ouvir músicas de diferentes ritmos, escrever as sensações transmitidas em cada uma e trocar a experiência com a turma;
Utilização de expressões faciais e corporais simultânea à prática vocal ou execução de músicas;
Jogos com mímica e títulos de músicas;
Descobrir qual a música da mímica.
Cantar o trecho de uma música para o próximo continuar, e assim por diante;
Gravar em áudio e vídeo apresentações do coro e de atividades realizadas durante o ano.
Realizar avaliação em grupo das atividades realizadas;
ABRANGÊNCIA/PÚBLICO ALVO:
O Projeto Oficina de Expressão Musical atenderá adolescentes e pré-adolescentes entre 11 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estes adolescentes deverão estar inscritos no Programa de Proteção Básica à Criança e ao Adolescente, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Joinville. Serão atendidos no Centro de Educação e Recreação Juvenil (CERJ), unidade Jardim Paraíso.
Os educandos serão divididos em quatro turmas, tendo duas oficinas semanais de uma hora e quarenta e cinco minutos cada. O projeto será executado pela educadora Julie Christie Caglioni, de fevereiro de 2009 a dezembro de 2010.
REFERÊNCIAS:
COSTA, A. C. Gomes da. A Educação no Paradigma do desenvolvimento humano. Modus Faciendi, Desenvolvimento Social e Ação Educativa. Apostila, Joinville, 2005.
DELORS, Jaques. Org. Educação: um tesouro a descobrir. Edições ASA, Porto Alegre, 2003.
MACÁRIO, Nadyege. Musicalizar. Louvor, Rio de Janeiro, 2001.
CARVALHO, Mônica C. de. Pré-Escola da Música: musicalização infantil. Conservatório de Música Belas Artes. Apostila, Joinville, 2002.
www.belasartes.joi.com.br
www.tesourocultural_arteblog.com.br
BECKERT, Geny. BRITTO, Letícia da S., DAVIES, Maura F. F. Educação para o desenvolvimento humano. Coordenação de Área de Proteção Básica a Criança e ao Adolescente. Apostila, Joinville, 2005.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: artes. Brasília: MEC/SEF, 1997.
www.studiomel.com.br
www.musicaeadoraçao.com.br
www.wikipedia.com.br
www.arteesociedade.com
www.jazzaonorte.com
ANEXO
A música supera preconceitos...
Une as pessoas...
Recarrega as energias...
Estimula a concentração...
Nos deixa mais solidários...
Disciplinados...
Afetivos...
Tranquilos...
Participativos...
Espertos...
E principalmente... FELIZES!!!
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