terça-feira, 11 de outubro de 2016

Cuidado com o Shampoo Bomba!

     Considerado por muitas como uma solução milagrosa para o crescimento dos fios, o shampoo bomba pode significar sérios problemas para seus cabelos e sua saúde.

     Olá meninas! Com certeza vocês já ouviram falar muuuuuuito no shampoo bomba, algumas com certeza já utilizam ou utilizaram, e outras estão querendo. Se alguém espera que eu cite quais os ingredientes, se decepcionará, pois seria como passar a receita de algo que sou totalmente contra. Além disso, é bem provável que quase todas já saibam de cor.
     O produto mais comentado nas redes sociais, é de uso veterinário, mais especificamente injetado em cavalos para tratamento da crina, mas jamais aplicado diretamente nela. E, convenhamos, não somos cavalos e não temos crina. O ingrediente é basicamente vitamina A, porém quem usa está lidando com um cenário sem nenhum controle de segurança, fazendo o seu cabelo e o seu corpo de cobaias e arcando com todos os riscos da experiência. Tudo em excesso faz mal, e doses literalmente cavalares desse produto podem acarretar em consequências sérias, como quebra e queda dos cabelos, excesso de oleosidade, além de problemas de saúde relacionados ao excesso de vitamina A. Afinal, já ingerimos vitamina A em nossa alimentação. O excesso de vitamina A pode ser tóxico, gerando problemas como náuseas, irritação na pele, dor de cabeça, dor nas articulações, vômitos, falta de apetite, cansaço e algumas pessoas ficam laranjas.
     Um segundo ingrediente, segundo as adeptas desse tratamento, (que não são cabeleireiras nem fazem ideia de tudo o que há no interior de um único fio de cabelo), impediria a degradação da vitamina, oxidando-a. No entanto, essa degradação inicia-se no momento em que a pessoa abre a tampinha do produto veterinário, e segue depois que a pessoa guarda a mistura em um frasco.
     O terceiro componente é um produto composto principalmente de vitamina B5. Hidrata os cabelos, deixando-os mais macios e brilhantes. Sem dúvida, é um produto muito bom, mas não foi feito para ser usado dessa forma irresponsável. Este produto, quando utilizado com frequência, sela os fios, influenciando inclusive no efeito de progressivas e outros procedimentos.
     Há ainda quem acrescente outros ingredientes na mistura, sem lembrar que muitos produtos são incompatíveis entre si, resultando em mais quebra e queda de cabelo; além de outros danos, como pontas duplas, opacidade e emborrachamento dos fios.
     Se seus cabelos estão desidratados, sem brilho, frágeis, crescem pouco, procure um cabeleireiro, ele saberá, após uma análise dos fios, quais os procedimentos adequados.
     Se o caso for mais grave, como excesso que queda, de quebra ou cabelos que simplesmente pararam de crescer, a atitude certa a ser tomada é procurar um dermatologista. Só ele poderá dar o diagnóstico correto. Não adianta tratar sintomas sem conhecer a causa.
     Para que seus cabelos cresçam saudáveis e bonitos, siga essas dicas básicas:
- Não exagere nas químicas capilares;
- Hidrate regularmente seus cabelos;
- Não misture produtinhos "milagrosos";
- Se for adepta de alguma química nos cabelos, siga corretamente a orientação de manutenção sugerida por seu cabeleireiro;
- Evite lavar os cabelos com água muito quente;
- Corte as pontinhas a cada três ou quatro meses;
-Utilize somente produtos indicados para cabelos, e principalmente, para seres humanos;
- Tenha uma alimentação saudável, balanceada. Pode ter certeza que este é o melhor procedimento para a saúde dos fios.
     E nunca esqueça: O principal fator que determina o crescimentos dos cabelos ainda é a genética. Você pode ajudar, seguindo as dicas listadas acima. Nem sempre cabelo comprido é sinônimo de cabelo bonito. Beijos. Fui.