quarta-feira, 30 de março de 2011

Castelo dos Bugres

     O Castelo dos Bugres se trata de uma formação de rochas sobrepostas, no alto da Serra do Mar, a uma altitude de 998 metros. Localizada na Estrada Dona Francisca, a 40 Km do município de Joinville, SC (Brasil).
     Constituído por conglomerado, rocha sedimentar de 600 milhões de anos , caracterizada por uma mistura de diversos fragmentos arredondados de outras rochas, envoltos em uma matriz ou cimento. Desde sua formação houve modificações, como movimentações na crosta e alterações climáticas que influenciaram os processos de modelagem do relevo, resultando na atual forma de um castelo com uma grande torre principal.
     Acredita-se que os primeiros frequentadores foram os indígenas, daí a origem do nome, afinal os colonizadores europeus denominavam os índios de bugres.
     Um prato cheio para os montanhistas, que podem desfrutar de uma pequena caverna local, o percurso é marcado por pequenos mananciais de água, diversas rochas no mínimo intrigantes e exemplares de árvores centenárias como canela, peroba, urucurana e araçá, com as quais convivem samambaias, gravatás, bromélias e outras espécies de pequeno porte. Também é habitat de aves como jacús, inambus e periquitos; além de macacos de pequeno porte, como o bugio e o sagui.
     A vista do cume engloba toda a região norte de Santa Catarina, desde o oceano até o planalto e parte do território paranaense.Há locais para acampar, porém não tem água no cume. os atrativos podem ser admirados no decorrer de uma trilha de nível leve, que permite a contemplação detalhada de um dos biomas mais ricos do mundo, a Mata Atlântica.
     Uma lenda regional refere que ali existe uma entrada para o centro da Terra. Outra lenda conta que, nas noites de lua cheia, aparece um indígena montado em um cavalo branco.
     Para apreciar ainda mais este capricho da natureza, dê uma olhada no vídeo abaixo...e bom passeio!



   

terça-feira, 29 de março de 2011

Serra dos Martírios

     A Serra dos Martírios, também chamada de Serra das Andorinhas, localiza-se no município de São Geraldo do Araguaia, sul do estado do Pará (Brasil).
     Quando o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, penetrou os desconhecidos sertões, em1682, não poderia imaginar que estava dando origem a Lenda dos Martírios, devido a configuração de relevo local e as pinturas rupestres que para os desbravadores lembravam os objetos do martírio de Cristo (cruz, coroa, lança, galo...). Antiga moradia de povos que deixaram seus registros nas famosas pinturas e em cerâmicas, o local não foi mais localizado por dezenas e dezenas de anos. Somente no século XX conseguiu-se, de novo, identificar a região dos Martírios, que ficou famosa na história recente por ser cenário de despejo de corpos de participantes da Guerrilha do Araguaia, ali  enterrados ou cremados por agentes das forças armadas da ditadura militar brasileira (1973 a 1975).
     Tombada em 1989, passou a ser denominada Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia.
     Possui uma área de 60 mil hectares e engloba oito ecossistemas, 106 sítios arqueológicos, 5677 gravuras e pinturas rupestres catalogadas, cacernas, grutas e cachoeiras. 580 espécies de animais vertebrados, dos quais 26 estão em extinção, como a onça pintada, o gavião real, o tamanduá bandeira e o tatu canastra. possue também diversas espécies vegetais e plantas medicinais. um tesouro natural - histórico. Se tiver vontade de saber sobre a lenda, confira no livro "O Mistério dos Morros Dourados" de Francisco Marins, uma excelente aventura épica que remonta o tempo das bandeiras pelo interior do país. Veja mais imagens no vídeo.                         imagens dese post: google.